Pesquisa personalizada

CONSCIENTIZAÇÃO

Vamos cuidar da nossa natureza; das nossas matas e das nossas trilhas. Se sua moto der prego durante uma trilha e você for mexer nela no local, certifique-se de que não está derramando óleo no chão. Carregue dentro da mochila um pano que sirva de tapete e ajude a proteger o nosso meio ambiente.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

A grandesa do Motociclismo de Rondônia diante da tristeza do Futebol

Foto: Arnaldo B. T. Martins para FMR

Não quero me gabar, mas Pimenta Bueno deu o seu exemplo de incentivo ao esporte com o seu apoio a 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Velocross. A prefeitura deu total respaldo, inclusive através das secretarias municipais de obra e saúde. Duas ambulâncias e uma unidade de resgate estavam prontas para atender as possíveis ocorrências acidentais na pista, sendo uma ambulância e a unidade de resgate do Corpo de Bombeiros que também deu total apoio e respaldo ao evento.

O Departamento de Estradas e Rodagens de Rondônia, o DER, cedeu um caminhão pipa de última geração que ficou responsável por molhar a pista, e em nenhum momento a poeira atrapalhou.

O prefeito Augusto Plaça e os vereadores Rodnei Lopes Pedroso, Vicente Pinheiro e Ananias Pereira de Jesus, compareceram para prestigiar o circo do Velocross, além do senador Valdir Raupp, deputado federal Natan Donadon e deputados estaduais Kaká Mendonça e Valdivino Tucura.

Pimenta Bueno pode ser mal vista em vários setores, e com razão, a exemplo da saúde onde o hospital Municipal Ana Neta mais parece um museu caindo aos pedaços, mas as realizações esportivas tem sido um sucesso, e elas também refletem em saúde.

A próxima etapa, a quinta da temporada 2009, seria em Vilhena onde já foi cancela. Este é o segundo evento cancelado este ano. O primeiro foi em Rolim de Moura. Isto reflete a diferença entre os locais que incentivam e não incentivam o esporte. Vilhena priorizou o futebol. Com méritos conquistou o fraco título estadual do futebol, mas deixou ao descaso os pilotos do Velocross que também estão na briga por títulos estaduais.

Quando eu disse o “fraco título estadual do futebol”, eu quis compará-lo à importância que o Motociclismo de Rondônia representa diante do Brasil, já que o nosso futebol está entre os piores do país. O futebol de Rondônia só interessa a meia dúzia de torcedores e dirigentes, e não tem a mínima representatividade diante do cenário nacional; não representa nada para o Brasil a não ser problemas, quando a CBF tem que enfrentar os mais variados problemas no nosso estado, que vão desde inscrições de atletas ao esporte como um todo.

Já o Motociclismo de Rondônia tem relevante importância no cenário Norte do Brasil, no cenário Nacional e Internacional, com a realização de grandes Latino Americanos de MotoCross, grandes eventos com as etapas estaduais do MotoCross, Regional de MotoCross e Velocross. Nenhuma grande autoridade política fez questão de aparecer em algum jogo de futebol este ano. Talvez alguém da região de Vilhena, mais especialmente algum “Donadon”, deve ter aparecido no jogo da final do estadual, mas todas as autoridades políticas locais, estaduais e federais fazem questão de aparecer nos eventos supervisionados pela Federação de Motociclismo de Rondônia, demonstrando assim o grande prestígio desta instituição.

O CAP foi rebaixado da primeira divisão do estadual de futebol este ano. No estádio municipal Luiz Alves Athaídes compareceram alguns poucos torcedores quando o Clube Atlético Pimentense jogou em casa. Mas na realização da 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Velocross milhares de pessoas compareceram no último fim de semana à Pista do Valdinei, onde o povo se espremeu no meio da multidão para assistir aos pegas que levantaram a torcida que vibrava com cada perseguição no complicado e pesado traçado pimentense.

Pimenta Bueno foi o placo da melhor apresentação do Velocross Estadual até este momento. Portanto está de parabéns; pilotos de parabéns pelo grande espetáculo e toda equipe da FMR de parabéns pelo alto nível profissional na lida com o Motociclismo em Rondônia. Desta forma nosso Motociclismo está entre os melhores do Brasil, com informações claras prestadas diariamente no site da FMR (fmr.esp.br), equiparando-se aos eventos de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde concentram-se os grandes ícones do Motociclismo nacional, a não ser, é claro, o Campeão da MX 2 de 2008, Rodrigo Selhorst, nascido em Pimenta Bueno, crescido, treinado e premiado em Espigão do Oeste, ESTADO DE RONDÔNIA.

Ao que se sabe, as etapas de Porto Velho também foram canceladas. Fica então, a exemplo da “pequena” Pimenta Bueno, MEU apelo às autoridades envolvidas com o Motociclismo e às autoridades políticas nos locais onde o Motociclismo ainda será realizado este ano, para que incentivem esta modalidade esportiva, uma vez que ela proporciona grandes momentos de alegria à população e serve como um bom momento para que todos possam “aparecer na foto”.

De parabéns está a Prefeita de Primavera de Rondônia, Eloísa Bertoleti, que se adiantou e Requereu junto ao Presidente da FMR, Reinaldo Selhorst, uma etapa do Estadual de Velocross, ainda este ano, ocasionando inclusive, alterações no calendário oficial 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário