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segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Confúcio Moura não apareceu na pista de Ariquemes, e o nome de outro prefeito foi divulgado na semi-final do Motocross

Fotos: Arnaldo B. T. Martins para FMR

Mistérios
Bem, não sei ainda ao certo o que aconteceu nos bastidores do Motocross em Ariquemes este fim de semana, especialmente no departamento da organização local, mas que aconteceu alguma coisa bastante séria aconteceu.

O evento em si, a 7ª Etapa do Campeonato Estadual, não poderia ter sido melhor. A eficiente equipe de técnicos da Federação de Motociclismo de Rondônia desempenhou o seu papel da malhor forma possível e com o profissionalismo costumeiro, na presença de seu Presidente, Reinaldo Selhorst que acompanhou todos os detalhes pessoalmente.

Quanto ao fato de Marco Túlio (#1), piloto local da MX2 ter consagrado-se campeão, nenhuma novidade. A prova foi bem disputada entre os demais pilotos que apresentaram excelente nível técnico e de competitividade; o público também compareceu; o sol ajudou e, apesar do caminhão pipa ter quebrado e a poeira tomado conta do evento, tudo transcorreu dentro da normalidade.

Ausência do Prefeito
Mas o ‘anormal’ da história foi a ausência do Prefeito Confúcio Moura que cogita a sua projeção para disputar o cargo de Governador do Estado de Rondônia. Aliás, o nome que foi divulgado foi do prefeito de uma cidade vizinha. O locutor oficial da Copa Rondônia de Quadriciclo, que teve a sua etapa final junto com o Motocross, enfatizou dezenas de vezes que o grande evento foi apoiado pelo prefeito de outra cidade, divulgando desta maneira o seu nome.

Por que Confúcio Moura não apareceu na pista eu não sei. Mas para a família do motociclismo de Rondônia, que, aliás, não é nada pequena, essa desfeita pegou mal

Maracutaia na Pista?
Da minha parte também ouvi sérios boatos que a pista local foi propositalmente desenvolvida e desenhada para facilitar a situação do piloto Marco Túlio (#1) que, segundo os comentários calorosos não podia se dar ao luxo de perder uma corrida dentro de casa, ainda mais para consagrar-se campeão.


Sessão de Costelas
O ‘X’ da questão parecia estar no longo trecho de costelas da pista. Segundo as fofocas que rolaram no local, a tentativa era de prejudicar o piloto Hugo Amaral (#57), de Porto Velho, que está com o ombro machucado. É nesta parte da pista onde justamente os ombros dos pilotos sofrem os maiores impactos da moto que salta vários obstáculos em curto espaço. Mas é claro que nada posso afirmar, nem categoricamente, já que tudo era fofoca e ninguém apresentou um documento comprovando as maldosas cogitações.

Precisar disso Marco Túlio não precisava, porque além de ser um grande piloto no Estadual, conhecia bem a pista e liderava o Campeonato com larga vantagem de pontos.

O Presidente da FMR, auxiliado por seus técnicos, tentou suavizar a brutalidade da Sessão de Costelas, mas nem a presença do deputado estadual Tiziu Jidalias, deputado local, foi o suficiente, ou influente, para fazer com que alguém disponibilizasse uma máquina para trabalhar na pista. Sumiram, misteriosamente, todas as máquinas da cidade, e as costelas permaneceram do jeito que estavam.

Punição polêmica
Polêmica mesmo foi instalada na largada da segunda bateria da MX2, quando na primeira curva o piloto Hugo Amaral foi fechado por Marco Túlio, sendo obrigado a buscar uma tangente fora da pista, quando ao retornar chocou-se contra seu algoz, jogando-o, mesmo sem querer, com sua moto ao chão. Hugo Amaral ganhou a ponta enquanto Marco Túlio se levantava para buscar o prejuízo.

Na quarta volta Hugo Amaral recebeu uma bandeira preta do Diretor de Provas Marcelo Brandão, que lhe aplicou uma penalidade no Pit de 10 segundos. Mas o piloto não entendeu a bandeirada e só parou três voltas depois quando a sua própria equipe o advertiu. Marco Túlio recuperou a ponta dianteira da fila enquanto Hugo Amaral pagou a penalidade, cruzando ainda a bandeirada final em segundo lugar.

Olhando com mais cuidado a seqüência de fotos que eu mesmo registrei, o Presidente da FMR, Reinaldo Selhorst, juntamente com Marcelo Brandão, entenderam que Marco Túlio apenas defendeu a linha de dentro. Hugo Amaral teria que ter freado neste momento e ficado atrás do primeiro. Mas como também acelerou, cortou por fora e derrubou Marco Túlio no segmento, recebendo punição por isto.

Reinaldo Selhorst chegou a comentar que, se Marco Túlio não tivesse caído, a corrida teria seguido normalmente sem a necessidade de punir o piloto que, segundo suas explicações no final da prova, não teve a intenção de derrubar seu adversário.

A punição de Hugo Amaral foi tão polêmica que o site Rondônia ao Vivo, do Jornalista e amigo Paulo Andreoli, publicou extensa matéria sobre o assunto, inclusive dizendo que a atitude da FMR foi precipitada.

Mais trabalho
Para nós da FMR, ao que parece, a temporada de 2010 será de muito mais trabalho se a parceria anunciada em Ariquemes for efetivada. Segundo o Presidente da FMR, Reinaldo Selhorst, e o deputado estadual Tiziu Jidalias, a Copa Rondônia de Quadriciclo deverá acontecer junto com o Motocross.

Não resta dúvida que o evento fica mais bonito para quem vai assistir, mas para quem trabalha dentro das pistas e nos bastidores, isso vai ser uma loucura.

Na ocasião Reinaldo Selhorst anunciou para o ano que vem a participação de pilotos com renome internacional no Campeonato Estadual de Motocross, além de arquibancada com cobertura e camarote para o público, através de investimentos que vão superar os deste ano em mais de 100%.

Final em Cacoal
A final do Motocross 2009 acontece este fim de semana em Cacoal, num evento que promete agitar a cidade.

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